quarta-feira, abril 28, 2010

O passaporte!

É, isso é sim uma coisa muito feliz e chic! kkkkkkkkkkk
Ainda bem que fiquei normal na foto. E rindo! =D
Ah.. A foto tá meio sem foco mas a intenção é essa mesmo.. =p
"O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, permitindo a anotação de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais. Permite também conter os vistos de autorização de entrada. Sem o passaporte, não é permitido o ingresso de cidadãos brasileiros nos países estrangeiros, excetuando-se os países do Mercosul, a Bolívia, o Chile e o Peru, desde que o viajante apresente uma cédula de identidade em bom estado de conservação, emitida pelas secretarias de segurança pública das unidades da federação, não sendo aceitos documentos de identidade emitidos por outros órgãos e repartições, mesmo que esses documentos tenham validade no Brasil."

O procedimento é o seguinte:
(Se você não está interessado vá direto pra parte verde)
Você vai no site da Polícia Federal e vai em Requerer emissão de Passaporte. Escolhe o estado e cidade e confirma. Depois vai preenchendo todos os campos. Quando terminar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida e você deverá pagar antes da data de vencimento. No caso do nosso (que é o passaporte normal - cor azul), essa taxa é de R$ 156,07. Após o pagamento, você deverá ir até o Departamento da PF, com os documentos necessários. Em alguns lugares você deverá agendar essa visita (no próprio site eles indicam em quais localidades é preciso fazer o agendamento).
Os documentos necessários para tirar o passaporte são:

1. Documento de identidade (RG, Carteira nacional de habilitação, passaporte anterior…);
2. CPF;
3. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral);
4. Comprovante bancário de pagamento da GRU;
5. Passaporte anterior, quando houver (válido ou não).

Não precisa mais levar foto, pois ela é tirada na hora. Tem todo o procedimento de colocar todos os dez dedinhos no leitor digital (pelo menos você não fica com os dedos melados).. Então você recebe um email quando estiver pronto (cerca de uma semana depois) e vai buscar no mesmo lugar que você foi antes. Prontinho! [Se você demorar mais que 90 dias pra ir retirar o passaporte, ele será invalidado. O passaporte tem validade de 5 anos e depois que ele vencer é preciso renová-lo (caso for usar).]

No meu caso o extraordinário foi o dia que fui buscar o passaporte. Na verdade eu ja tinha ido um dia mas esqueci o bendito papel comprovando o pagamento ¬¬ (Tipo.. burocracia é burocracia, ok, mas.. se você conseguiu fazer o passaporte é porque você já havia pago. Porque na hora você tem que mostrar o comprovante. Não entendo o porque de levar o papel depois.. mas tudo bem..) Sem contar que o horário de entrega (pelo menos aqui em AL) é só das 14 às 17h (O que significa que eu tive que sair mais cedo do estágio) mas enfim..
Retornando à história: No segundo dia que fui buscar o dito cujo.. Estava lá esperando o cara me chamar pra eu pegar meu querido passaporte. Quando, de um vão ao lado, começou um burburinho.. umas discussões, entre algum estrangeiro e os policiais. Ele falava só algumas palavras de português, tipo "mim não ficar mais aqui".. "vocês me deixar lá em cima.." " vou falar advogado"..
E o povo sem entender né. Até que mandaram que nos retirássemos para o hall do prédio para esperar os documentos. E eu achando que era frescura, que não queriam que permanecesse gente de fora numa confusão assim. Então o cara me chamou pra eu buscar o documento. Quando.. adivinha!? A maior confusão! O cara em questão era um africano, que estava aqui no Brasil clandestinamente (veio em um navio). Então estava detido la na PF. Ele começou a fazer um 'furdunço'. E simplesmente fugiu! IMAGINEM! E eu lá.. com meu pai. Os policiais correndo, com arma em punho.. cada um pra um lado. aihauiahuiahuiah. O cara pulou a janela do 1º andar NU (Isso mesmo.. pelado!) [!!!].. atravessou a rua e subiu num telhado de uma casa. OMG.
Eu já tinha pego o documento então saimos, e o cara ainda estava lá no telhado. Com um monte de gente em baixo. E, infelizmente, não sei que fim teve essa história! E nem se a imprensa chegou lá a tempo. E naturalmente também não tenho nenhuma foto (mesmo que estivesse na hora com câmera não iria tirar uma foto dessas ne! hauiha). Mas acho que dá pra vocês imaginarem a cena.. kkkkk. Como eu disse pro cara que me deu o passaporte: "Não sabia que aqui era tão agitado".. ahiuaa


Curiosidades
Tipos do novo passaporte:

Azul: passaporte comum;Verde: passaporte oficial de serviço;Vermelho: diplomático;Marrom: denominado “laissez-passer”, para viagens a países que não mantém relações diplomáticas com o Brasil;Amarelo: para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil eAzul-celeste: passaporte de emergência.

Itens de segurança do novo passaporte:

1. Código de barras bidimensional;
2. Fundo com microletras;
3. Fundo com impressão íris;
4. Fundo com impressão invisível;
5. Impressão intaglio com imagem latente;
6. Impressão intaglio com tinta tipo OVI (opticamente variável);
7. Laminado de segurança - proteção dos dados;
8. Marca d'água posicionada mould made;
9. Papel com fibras visíveis e invisíveis;
10. Papel com fio de segurança;
11. Papel reativo a produtos químicos;
12. Tintas sensíveis à abrasão e a solventes;
13. Fio de costura luminescente bicolor;
14. Perfuração cônica a laser;
15. Costura das páginas com arremate;
16. Paginação em filigrana eletrotipo.


"Ao requerer o passaporte, o interessado é identificado no DPF, são colhidos seus dados biométricos: suas impressões digitais, a fotografia digital e a assinatura digitalizada. Esses dados são armazenados no banco de dados da Polícia Federal, e a foto inserida na banda óptica bidimensional existente na página dos dados variáveis do novo passaporte, podendo ser lido por máquinas especiais, existentes nos pontos de checagem migratória no Brasil e no exterior. A Polícia Federal anunciou que, a partir de Novembro de 2010, o passaporte brasileiro seria "atualizado" e passaria a conter um chip RFID, tornando então o passaporte biométrico."

"Love thy neighbor as thyself, but choose your neighborhood"
(Louise Beal)

8 comentários:

Srta Daniela disse...

Oi Dri!
Que bom que vc se identificou!!!
Todo dia 17 estarei por lá, e no meu blog pessoal eu dou notícias mais ou menos uma vez por semana.
Estou adicionando você, também fiquei curiosa pela sua saga.
Vamos nos acompanhar e quem sabe a gente não vira vizinha na terra do tio Sam hahahaha bjao

Unknown disse...

Oie Dri
Nossa to louka pra tirar o meu, mas o lugar mais perto pra mim é BH, num qro tirar em Valadares pq lá é manjado d++!
Bjim
te cuida

Gabby disse...

oi... primeira vez aqui... mto legal seu blog !! Parabens pelo passaporte... eh uma sensaçao mto boa ne, qdo a gente finalmente pega !!! bom, boa sorte... bjuss !!

Viviane Damasceno disse...

meu passaporte
eu sai com cara de criminosa
kkkkkkkkkkkk
mas deixa kieto!

Vamos q vamos, nao he?

Bloa sorte e espero q vc tenha um otimo processo!

Unknown disse...

Pq Governador Valadares/MG é a cidado onde se tem mais imigrante clandestino nos EUA, pessoal todo mora lá, e se eu tirar meu passaporte lá, minha chance de conseguir um visto é 0% entendeu?

Mirella disse...

kkkkkkkkkk...meus posts tão aprecendo resenha msm...mas é q lá pra frente...qndo fizer alguns anos do meu progarama quero ler e poder me lembrar de td...hauhauhauah...Tirar visto é uma novela ne...hauhauhaua...boa sorte com seu processo... =)

Bjos

Glau Ribeiro disse...

Oi Driii,

Então, tenho que apresentar sim! Mas só semestre que vem! Faço mais da metade da mono no 7 periodo e o restante no 8 assim como a apresentação!

Contaaaando os dias viu!

Doida pra terminar logo essa fase! Já cansei! rs.

Soooorte e sucesso com a sua!

=***

Angélica Britto disse...

Também quero tirar o meu! hahaihauia
Não vejo a hora! O primeiro carimbo vai ser Francês!

Related Posts with Thumbnails