sexta-feira, novembro 05, 2010

Luz, câmera, ação!

Olá, seus lindos!
Nem acredito que vou tentar contar toda a criação do vídeo! Também não acredito que ele está pronto! haha.. Bem, vamos lá!
Produção do vídeo:
Tudo começou um pouco antes de eu ficar online, quando decidi começar a produzir o vídeo. Preparei um texto em português, que seria o script. Então recebi a tal ligação e fiquei on! Nesse mesmo momento corri pro pc para continuar a produção (que precisaria estar pronto, literalmente, pra ontem!). Então passei o texto pro inglês. Assisti alguns vídeos de au pairs (já tinha feito isso antes mas resolvi ver de novo pra refrescar a memória, ver se vinha alguma idéia nova.). Não vi nada de interessante, sinceramente.  
É basicamente a mesma coisa, não tem como fugir. Sem contar que todas falam a mesma coisa. No dia seguinte passei o dia todinho escolhendo fotos. Olhei todos os cds que tenho de backup (anos e anos registrados) e separei mais de 200 fotos! Depois fui selecionando e acabei deixando umas cento e poucas. Afinal, quase todo tipo de fotografia seria propícia.. eu sozinha, com a família, com crianças, com amigos, com a cachorrinha, etc! Também escolhi a música e complementei o texto. Trabalhei duro nesse dia, viu! E nessa mesma madrugada revisei o texto.. Estava acreditando que em no máximo dois dias eu conseguiria finalizá-lo. Ah! As coisas não foram simples assim!
Primeira claquete!
Quarta de manhã foi minha primeira tentativa de filmagem! Coloquei uma blusa que ficaria legal.. (Nesse momento o lance é como em telejornais.. na maioria das vezes você filma sentada, então não aparecem suas pernas. Portanto, se preocupe apenas com a blusa. Pode ficar até de pijamas em baixo! haha..) Fui lá toda empolgada. com o textozinho num papel, meio decorado e meio não.. E tomei um susto com os primeiros segundos gravados! Como eu tava feiaaaaa!!!! haihaiuhauiah..
Se eu já tava morrendo de vergonha antes de filmar.. depois então! Tive um troço. Dei graças a Deus porque ninguém iria ver isso. Só mesmo as famílias de lá.. Desejei ardentemente ter o desempenho em frente às câmeras de uma Angelina Jolie ou de uma Megan Fox! Porque eu tinha que ser tão terrível?! kkkkkk (Drama mode on!). Me acalmei e pensei que eu não estava me candidatando para ser atriz. E sim au pair. Então minhas preocupações não tinham o mínimo fundamento. A única coisa que importava era ser simpática. Ah, e a pronúncia também né.. Bem, a questão é que essa primeira tentativa não deu certo porque a máquina descarregou! Eu não tinha filmado praticamente nada. ¬¬  Nessa noite decidi gravar o texto só em áudio para mandar pra alguém dizer se a pronúncia tava boa.
Meu coleguinha americano disse "First of all you need to understand that you did very well. I am impressed". Pelo menos isso.. fiquei super feliz.. Aí depois corrigimos uma coisinha ou outra.. E regravei o áudio, só pra treinar mesmo..
Segunda claquete!
No outro dia (quinta) fiz a segunda tentativa de filmagem! Adivinha? Também não deu certo porque já estava no começo da noite. Nunca que eu ia imaginar.. mas quando vi a filmagem na câmera.. estava muito escuro! Incrível como não notamos tanto assim a diferença. Afinal, você à noite no seu quarto, com a luz acesa, tá achando as coisas claras. Bem, acredite, nem se compara à iluminação da manhã. Mesmo que seja uma manhã com a cortina fechada! Descobri isso da pior forma. Não tenho holofotes para complementar a iluminação, então o jeito foi esperar para outro dia! Me organizei pra o dia seguinte - não queria passar uma semana pra fazer o vídeo! (Spoiler: Passei quase 20 dias). Porém no outro dia não tive tempo de filmar. Fim de semana na minha casa não tem condições nenhuma.  E pra completar o pc quebrou.. Haha.. (O que me causou um enorme desespero porque achei que fosse perder tudo o que tinha feito até ali: As fotos, etc. -Nesse momento estava quase tudo pronto, só faltava justamente os vídeos com a minha carinha linda. haha).
Detalhe: Um dia conversando com uma colega AP, ela sugeriu que eu fizesse o vídeo no Vegas. Disse que era profissional e muito bom. Acontece que eu já estava com todo o projeto no Windows Movie Maker. Decidi que não custava nada conhecer esse novo programa. Passei a madrugada baixando. Quando o abri... gente! só de ver dá medo. Pelo menos deu em mim. São milhões de opções, botões, recursos. Não tem o visual simples do WMM. Bem, saí correndo. Não funcionou pra mim. Até porque eu não tinha tempo pra aprender a mexer em um novo programa. Se vocês tiverem tempo pra fazer o de vocês, fica aí a dica. Não sei as funções extra que ele tem, mas certamente deve ter algumas. =)
Terceira claquete!
Na segunda-feira, ao entardecer, tentei pela terceira vez. Bem, senhores, mais uma vez não deu certo. Dessa vez por dois motivos. Também escureceu antes que eu terminasse. E a câmera ficou com a memória cheia. (Precisaria de uma pausa enorme pra descarregar arquivos no pc e livrar um espacinho..)Gravei só um pouco nesse dia.. com esperança de usar essas cenas na próxima vez. (Spoiler: Não as usei).
Pausa
Passei cerca de uma semana sem fazer nada porque estava em contato com uma família, meu pc estava quebrado e eu estava resolvendo outras coisas.. Então um belo dia tive que voltar à ativa! Carreguei a bateria ao máximo e separei a manhã toda pra filmagem.
Quarta claquete!
Ontem de manhã finalmente gravei! Nem estava acreditando! Detalhe básico: A essa altura eu já tinha cenas de vários dias diferentes. Em todas eu tive o cuidado de usar a mesma blusa. Mas em uma o cabelo estava preso, em outra molhado, em outra seco. Em uma a imagem escura, na outra clara. E outra mudança bem básica: Nesse último dia (o que gravei de verdade tudo) eu estava com marca de biquini. O que fez com que eu não pudesse usar cenas anteriores. (Pois ficaria bem estranho o mesmo cenário, a mesma roupa, e de uma cena pra outra simplesmente surge um bronzeado da peste! Oo). Tive o cuidado de filmar mais de uma vez cada parte. Ah, uma coisa importante: Não filmem tudo de uma vez! Separem por partes. Assim vocês podem ir refazendo só as que não gostarem, e fica bem mais fácil de editar. Além do mais, o bom é você intercalar sua fala com fotos. Também gravei as partes que seriam só áudio.
Finalização da edição
Fui toda feliz passar pro pc. Renomeei cada pedacinho. Detalhe: Quando comecei a assistir foi mais um susto! Uma lentidão terrível! Saía só o som e a imagem quase não andava.. Parecia uma webcam beeem péssima! ¬¬ Isso no windows media player. Decidi procurar outro programa e achei o Nero show time. Alívio! Nele o vídeo estava normal! Então continuei a edição.. Depois de algumas horas de trabalho. Felicidade! Eu tinha terminado, finalmente. Tempo do vídeo: 5min e 12 seg. É isso mesmo minhas caras. Eu fiquei toda radiante.. achando um tempo super legal.. Resolvi deixar pra postar mais tarde (de tão exausta que tava). Nessa mesma noite, conversando com uma colega futura AP no msn, comentei que tinha terminado e bla blá.. Então ela me disse a bomba. Tempo máximo do vídeo: 3 minutos!
 Tempo máximo
 Gente, eu SIMPLESMENTE não sabia disso. Estava pensando que no máximo eles sugeriam um tempo. Mas não que havia um tempo máximo e que este era tão pequeno. Eu podia jurar que já tinha visto vídeos maiores! Podem me xingar! Simplesmente não tinha como tirar 40% do vídeo! Cada segundo era importantíssimo!
Refazendo
Como era o jeito. Refiz! Mais uma manhã de edição. (Não sou lerda.. é que não sou nenhuma profissional e sou bem perfeccionista com essas coisas.) Um sofrimento para cada foto tirada.. E finalmente o dito cujo estava com 3 minutos! Nem um segundo a mais e nem a menos. E esta sou eu; aliviadíssima!
No fim tudo dá certo! o/
Resultado
A versão final tem cerca de 50 fotos, contando com as da minha cidade. O período de produção foi de 18 out à 05 nov. Utilizei a música Xote da alegria do Falamansa. Pois eu queria uma em português. (Afinal, se a host family tá querendo contratar alguém de outro país, é justamente para conviver com uma outra cultura! Porque raios elas vão querer ouvir uma música americana? Certamente vão achar mais interessante uma da nacionalidade da au pair né!) Ficou super fofa a música porque é animada. (Passei um tempinho pra pensar numa música brasileira, animada e sem letra vulgar.) Detalhe: A primeira versão que eu tinha baixado foi uma mais calma.. acho que a original. Mas a perdi. Tive que baixar de novo. Acabou sendo uma versão mais rápida, como se fosse ao vivo. Bem, a rapidez combinou com as fotos..
Esses que relatei foram apenas alguns contratempos e sustos que tive. Acredite: Tive muitos mais! Lembro de uma hora que abri o projeto pra continuar a edição e não estava mais lá a música e nem as fotos.. só um monte de quadradinho com x. Tive que ir de uma por uma recolocando. Muito estranho, você clica em 'procurar arquivo que está faltando' ou algo assim e você indica lá onde ele tá. Aí ele aparece de novo. Aff. Ah, também teve a vez em que a construção da casa vizinha tava fazendo barulho bem na hora! Tive que esperar um pouco para retomar. Se o seu vídeo não foi essa odisséia pra fazer.. Agradeça aos Céus!
Ah, claro, vocês devem estar se perguntando onde está o vídeo né?! Bem gente, tenho que decepcionar vocês dizendo que não postarei o vídeo aqui. E a vergonha nem é o motivo principal porque até que fiquei satisfeita com o resultado.. o problema é que lá tem simplesmente minha vida toda. Muitas fotos de um zilhão de pessoas diferentes (Muitas crianças, meus familiares, amigos, etc..) . Por isso acho que não tenho o direito de postá-lo aqui. Ah vai! Nem sou tão má assim.. nem é toda menina que posta o vídeo. Não me façam sentir culpada :s

Dicas importantes:
1. Esteja com seu texto mais do que pronto e decorado antes de pegar sua câmera. Tá, tem gente que vai dizer que você não deve decorar o que vai falar. Pessoalmente, no entanto, acredito que se você vai improvisar na hora (ainda mais em outra língua), vai ficar parando muito pra pensar.. olhando pro teto.. e com aquele famoso "humm.." "er..". Além do mais, não é porque é decorado que vai ficar aquela coisa estilo horário eleitoral né! Ponha pra fora a Fernanda Montenegro que tem dentro de você!
2. Não se maqueie muito! Acho uma presepada quando filmam com batom, blush, a peste toda. Lembrem-se do propósito do vídeo! É uma seleção pra au pair.. e não pra....
3. Certifique-se de que a bateria vai aguentar!
4. Filme de dia. A não ser que você tenha uma super luz disponível.
5. Procure ser um pouquinho diferente. Assista a vários vídeos e perceba que sempre se fala a mesma coisa. Fuja o máximo que puder disso. Bem, o meu ficou basicamente a mesma coisa também.
6. Escolha muitas fotos. Assim o vídeo não fica monótono. Ok, eles precisam ver você falando. Mas não precisa ser os 3 minutos só com a sua cara..
7. Pense direitinho na música que vai usar..
8. Respeite o tempo do vídeo (¬¬): Mínimo de 1 minuto e máximo de 3.
9. Filme por pedaços. Uma ótima dica é gravar só o áudio em algumas passagens, para colocar por cima das fotos. A qualidade do som fica muuito melhor no áudio (onde você vai falar perto do microfone da câmera) do que no vídeo. Portanto, filme sua carinha linda só nas partes que você for mesmo aparecer, e não quando for sobrepor as fotos (estilo narração).
10. TENHA BOM SENSO.

Aprendam com meus erros, queridos! ;)

"Se um dia alguém mandou ser o que sou e o que gostar.. Não sei quem sou e vou mudar pra ser aquilo que eu sempre quis. E se acaso você diz que sonha um dia em ser feliz; Vê se fala sério!
Pra que chorar sua magoa? Se afogando em agonia.. Contra tempestade em copo d'água: Dance o xote da alegria..
 ha he he um dê run dê run dê.."

6 comentários:

Nicole disse...

HUIhauiaa.. nossa que novela a gravação do seu videooo!! O meu foi sussiii! :D
Mas que bom que deu tudo certo! ;)
hein, o meu deu 4 minutos.. e a apc aceitou numa boa!

Audrey Borges disse...

Olaa
Nosssa que barra foi para fazer esse bendito video eim...Meu deus eu espero que quando eu va faze eu tenha mais sorte..rsrs.
Olha a gente adoraria ver, mas se vc achar melhor n postar...Ok respeitamos, se vc mudar de ideia, poste correndo que virei correndo ver..
Acho que vc n esta me seguindo ainda...nem meu blog ta listado no seu (futuras au pairs)
Beijos e boa sorte com a escolha da familia...

Carla Lorena disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh fala serio!!!! bota o video siiiimmm, li td qrendo ver o resultado pra nada! as outras meninas n postam mas tbm n tem uma hiistoria como a sua :P

Meeeeell disse...

ae dri!!!
demorou mas saiu né?!:P
jajajaj
eu enrolei demaaais pra fazer o meu!! e ficou longe de ser o que eu realmente queria... mas tá aí...ta rolando!! hehehe
poe o link ai pra gente ver como ficou!!
:)

beijinhos

Ari Moura disse...

Quero ver seu vídeooooo hehe, dá mó trabalhão pra fz né?!
Bjuss *-*

Kelinha disse...

Nossa poem trabalho nisso, o meu levou tempo pra ficar pronto e mesmo assim não gostei ahhahah
E viu to super curiosa pra saber como ficou seu video rsrsrs
Bjuuuxxxx

Related Posts with Thumbnails