quarta-feira, março 10, 2010

Curiosidade: Tio Sam


De onde vem a expressão “Tio Sam” para designar os Estados Unidos?

Vem de Samuel Wilson (1766-1854), cujo apelido era Uncle (tio) Sam. Responsável pela fornecimento de carne para o exército americano na guerra de 1812 com a Inglaterra, o comerciante Wilson carimbou as embalagens com um enorme US, para designar o destinatário, United States. Como, porém, essa ainda não era a abreviação oficial do país, um empregado de Wilson imaginou que aquelas letras representassem as iniciais do apelido do patrão. O erro propagou-se e o enviou das rações militares passou a ser atribuído à generosidade desse personagem, que conquistou o carinho de todo o país e com ele acabou sendo identificado. Em 1961, o Congresso dos Estados Unidos oficializou a expressão Tio Sam como símbolo nacional.

[Fonte: Revista Superinteressante]

10 comentários:

Ana Paula disse...

Pois é Dri..rsrss eu sabia alguma coisa, pq ele tinha comentado q gostaria d comprar (ou melhor dividir com o padrasto dele, pq eh grande), mas não tocou mais no assunto...qdo eu liguei pra ele, tadinhu...ele nossa eu tb ia dar uma noticia pra vc..q eu fikei com o terreno, quase morri, mas eu disse q eu volto :) e ele disse q me espera, que seja feita a vontade de Deus.

Bjuu

Lis disse...

Bacana Dri... eu sempre me perguntava de onde vinha essa expressão, adorei ficar sabendo... curiosidade interessante!
Bjs!

Lis disse...

Obrigada pelo comentário, fico muito feliz quando recebo um coment. tão carinhoso!!!
Estamos sim quase irmãs no processo... rsrsrs... pego o meu no dia 18!
Beijos e bos sorte para vc tb!!!

Aninha =D disse...

aii q legal! rss...

nao sabia disso...

bjooooo

Nadja Kari disse...

ADOREEEEI!!! Sempre tive curiosidade, mas nunca realmente procurei!!! e aquelas coisas do tipo pq nosso Pão de Acucar no Rio de janeiro acabou tendo esse nome... e veio da exportacao do acucare o formato que eles embolavam o acucar para embarcar hahahha !!!
Adicionei vc a minha lista se vc nao se importa!
beijos

Tay disse...

Aiee brigaduuu florzinhaaaa!!!
bjuxxxx

Carolina disse...

Essa eu não sabia...

=*

Évelin disse...

Nossa nunca soube de onde veio essa expressão mas muito interessante a origem... gostei mesmo... bjokas

ännä disse...

Oiii!!!
Brigada por me seguir flor ^^
Fico feliz de ver que tem mais meninas começando como eu =)
E tô t seguindo tb tah?!
Bjk =**

Unknown disse...

Nossa bacana saber disso!!
bom saber ki seu blog tbm é cultura rs...
bjim

Related Posts with Thumbnails